Casamento, Cerimônia religiosa, Dicas

7 Dicas para uma cerimônia de casamento evangélica

Sobre-a-cerimônia

Olá noivinhas! Vamos falar hoje sobre a celebração do casamento evangélico, e sobre como adaptá-lo ao seu estilo. Antes de tudo, lembre-se que um casamento evangélico, ainda que se cultue a Deus dentro de seu contexto, não é um culto. Portanto, fica evidente que existe acima de tudo, flexibilidade em sua execução, respeitando-se, é claro, a reverência ao Pai do Céu.

Dito isso, noivinhas, sintam-se livres para celebrar seu amor organizando sua cerimônia da forma mais conveniente para você, seu noivo e sua família.

  1. Escolha o celebrante por afinidade e proximidade com você e seu noivo

[Dica bônus: converse direitinho com seu noivo antes de gerar expectativas em qualquer pessoa. Defina com clareza tudo que irá acontecer na cerimônia, contando com os desejos do seu futuro maridinho.]

De maneira geral, tanto as igrejas, quanto os próprios cerimoniais são flexíveis quanto à escolha do celebrante. Por exemplo, no meu casamento, tivemos dois celebrantes: o pai do noivo, que é pastor, e o pastor que me “criou”, me acompanhando desde a apresentação no templo, passando pelo batismo, até chegar aos preparativos para o casamento. Vale ressaltar que nenhum dos dois eram pastores da igreja na qual nos casamos.

Ore e ouça seu coração, e prepare um convite muito bacana para o(s) pastor(es) que você irá convidar para celebrarem o seu momento feliz.

Pastores

2. Solicite aos pastores orientação acerca da ordem da celebração, músicas e versículos para leitura bíblica

De nada adianta planejar cada segundinho da cerimônia, sem pedir orientação para os celebrantes. Por mais flexível que sejam os casamentos evangélicos, existem os textos bíblicos mais adequados, os momentos ideais para a execução das canções e das cerimônias. Por isso, não se deixe levar pela famosa “síndrome da noiva” de querer decidir tudo sozinha.

3. Se escolher canções com vocal, tenha atenção para as letras

No meu casamento, escolhi apenas canções instrumentais para o cortejo, e mais duas canções com vocal para as mensagens musicais, e ambas passaram pelo teste das letras. Não fique tentada a colocar “aquela” música perfeita que todo mundo está usando nos casamentos, afinal, será que ela tem a mesma mensagem que você quer viver na sua vida a dois?

Canções

4. Música não pode faltar, mas atenção para não exagerar

Algumas noivinhas caem na tentação de chamar a melhor amiga, o tio, a prima, o cantor gospel-sertanejo-da-cidade, os papagaios cantores e até o Coral das Meninas de Petrópolis para cantarem no seu casamento. O problema é que aí as músicas ao invés de completarem a cerimônia, deixam o momento cansativo, tanto para os noivos, quanto para os convidados. Fique de olho!

5. Tenha atenção com o tempo, para não alongar demais a cerimônia

Vide a dica anterior, não só as músicas, mas cada momento da cerimônia pode ter seu tempo delimitado, para que tudo seja executado da melhor forma, sem afadigar ninguém. Por isso, ao concluir o planejamento da ordem da celebração, estipule um tempo para cada momento, deixe isto claro para o cerimonial, músicos, celebrantes e até familiares. Combine tudo com antecedência para prevenir ao máximo que a sua cerimônia seja maçante.

Tanto o local do casamento, quanto o horário de sua realização também devem ser levados em conta na hora de planejar a cerimônia. Durante o dia, você pode realizar tudo com a maior simplicidade possível. Já durante a noite, geralmente há mais formalidades, por isso, opte por este horário caso você prefira casamentos mais tradicionais.

Mas não esqueçam noivinhas: não há ninguém que possa definir melhor os itens do casamento do que nós. Assim, não precisamos deixar de lado educação e gentileza, mas com sabedoria, podemos bater o martelo sobre todas as decisões que dizem respeito ao nosso dia feliz.

6. Dicas práticas:

  • Evite trechos bíblicos longos demais para as leituras responsivas, mas não esqueça de incluir pelo menos um destes momentos na cerimônia
  • Certifique-se de passar com bastante antecedência para músicos, cerimonialistas, familiares e qualquer pessoa que for participar da cerimônia toda a ordem, sem esquecer do grande dia do ensaio do casamento
  • Se possível, providencie uma cópia do cerimonial para cada pessoa envolvida na cerimônia
  • Se você for uma noiva muito chorona (esta que vos fala é um dos melhores exemplares desta espécie), e for inventar de cantar, escolha uma canção mais fácil e ensaie bastante com seu noivo (caso ele for cantor como o meu :P)
  • Se você fizer questão das tradicionais cerimônias (exemplo: das velas, do vinho, da areia), procure escolher apenas uma, para não estender demais o tempo para este momento.

 

O que é o Cerimonial das velas / da luz

O que é o Cerimonial do Vinho

O que é o Cerimonial das Areias

 


7.Para finalizar, vou deixar a ordem de cerimonial do meu casamento, para vocês se inspirarem:

* Cortejo de entrada:
1) Pr. Antônio (pai do noivo) e Edilasi, mãe da noiva (música 1) – Air on a G String
2) Pr. Ribamar e Irmã Rosilene (música 1) – Air on a G String
3) Testemunhas: Éren e Caio (música 1) – Air on a G String
4) Testemunha: Maressa e Rodrigo (música 1) – Air on a G String
5) Noivo e sua mãe (música 2) – Mia and Sebastian Theme
6) Pajens e Daminha (música 3) – Somewhere over the rainbow
7) Noiva e seus pais, com a petaleira à frente (música 4) – Cannon in D

* Introdução do Celebrante

* Leitura bíblica alternada (Col 3: 12-15)
Celebrantes: Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência.
Congregação: Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Noivos: E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.
Todos: E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos.

* Mensagem musical: Baruque – Amor Incondicional

* Oração

* Inspiração Bíblica – Pastor Antônio José

* Celebração

* Entrada das alianças – daminha Ana Bella – (música 5) – Tale as old as time

* Troca das alianças

* Votos (escritos e falados pelos próprios noivos)

* Música dos noivos (música 6) – Sim – Henrique Cerqueira [Piano]

* Declaração do casamento

* Inspiração musical e momento da assinatura dos termos pelos noivos e testemunhas (música 7) – Eles se amam – Vocal Livre [Playback]

* Oração final

* Cortejo de saída (música 8) – At Last – Etta James
1) Celebrante e sua esposa – Rosilene e Pr. Ribamar
3) Testemunhas – Éren e Caio, Maressa e Rodrigo
4) Pais da Noiva – Edilasi e Airton
5) Pais do Noivo – Rute e Pr. Antônio José
6) Pajens e Daminhas
7) Noivos


No meu casamento, não seguimos muitos protocolos, cantamos, redigimos e fizemos nossos próprios votos, tivemos dois celebrantes… E temos a certeza de que o nosso dia feliz ficou a nossa cara, do jeitinho que sonhamos.

Canção-dos-noivos

Lembre-se de que o mais importante é que você se sinta feliz e à vontade no seu casamento.

Não é difícil planejar a cerimônia, mas com mais dicas você pode ficar mais segura do que fazer no seu dia feliz.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s